quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O povo se perde, e o que estamos fazendo?

Postado por: "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.

questão bíblica, "É essa a linha de raciocínio?"

É de vital importância para a clarificação do mandato de Deus para cada cristão é cumprir a grande comissão, que é pregar o evangelho a todos os que têm a oportunidade de fazê-lo! E isto não é opcional, pois DEUS se agrada salvar os perdidos pela pregação da LOUCURA!

Agora a grande questão é, poderia ser que os propósitos redentores de Deus dependem de contingências humanas, ou em outras palavras, é o propósito eterno de Deus para salvar aqueles que ele escolheu na eternidade depende ou está sujeito a alta ou baixa disposição que o homem tem que cumprir a grande comissão?

Nós levantamos esta questão, porque, precisamente aqueles que usam a expressão que dá título a esta nota, dariam a impressão de sugerir que, além do que, isso é o que geralmente se acredita e prega-se, mas isso equivale a dizer que o homem acabaria por deixar frustrada e inútil o sacrifício de Cristo na cruz, e que se encontra abaixo dessa atitude é o ser humano engrandecido, de querer reter apenas uma pequena parte da glória que só pertence a Deus.

Seria esclarecedor saber que os homens que mais fizeram pela obra de missões, foram os homens que acreditavam na escolha soberana, isto é, acreditavam firmemente nos propósitos soberanos de Deus, e não depende de contingências humanas.

Exemplos:

John Patton missionários para as ilhas New Hybrid habitada por canibais.

Hudzon Taylor, um dos pioneiros em missões na China.

Daniel Carey, um dos pioneiros em missões à Índia.

David Livingstone, missões pioneiras para a África.

Isso desmistifica a falácia de que acreditam na doutrina da eleição soberana, leva a negligenciar a grande comissão, que é falsa,


Princípios bíblicos para determinar a finalidade soberana de Deus NÃO DEPENDE da contingência humana:

Primeiro, a Bíblia ensina claramente que nada nas alturas pode impedir a realização daquilo que Deus pensou em fazer.

Isa 46:9: Lembrai-vos das coisas passadas, desde a antiguidade: que eu sou Deus, e outro deus não existe, e não há outro semelhante a mim,
Isa.46:10: que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; dizendo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;
Isa.46:11: que chamo a ave de rapina desde o oriente e o homem do meu conselho, desde terras remotas; porque assim o disse. e assim o acontecerá; eu o determinei e também o farei.

A oração do Senhor Jesus Cristo ao Pai em João 17 nos dá uma sólida base bíblica dos propósitos redentores depende apenas da soberania de Deus e a vontade humana para cumprir a Grande Comissão não é uma causa de efeito e de conformidade com os fins , veja:

Nesta oração o Senhor Jesus Cristo antes de ir para o Pai pediu várias vezes que ele chama de "aqueles que me deu."

João 17:06: Manifestei o teu nome aos homens do mundo que você me deste; eram teus, e tu mos deste, e eles têm guardado a tua palavra.
João 17:9: Eu rogo por eles: não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque eles são teus,
João 17:11: E eu não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu estou voltando para você. Pai Santo, guarda-os em teu nome aqueles que me deste, para sejam um, assim como nós somos.
João 17:12: Enquanto eu estava com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
João 17:20: Não rogo somente por estes, mas também para aqueles que acreditam em mim pela sua palavra; (hão de crer em mim pela sua palavra)

No versículo 20 o Senhor Jesus Cristo claramente agora, não só pelos discípulos, mas para todos aqueles que seriam salvos na história da igreja, e é muito clara nas palavras: "Não rogo somente por estes (os discípulos ), mas para aqueles que acreditam em mim pela sua palavra (ou seja, todos aqueles que estavam se abrindo para ser salvo.) E nessa oração de Jesus, Ele ora não só para que eles sejam atraídos de forma eficaz, e que esta chamada não é frustrada, mas também orar pela perseverança até o fim de todos aqueles que acreditam, é que esta frase torna impossível para um redimido apostatar da fé.

Contemplando estes versículos podemos entender melhor certas afirmações do capítulo 6 do João.

João 6:37: Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e quem vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

Estes são aqueles que se refere aqui o Senhor, está dizendo aqui que o Pai lhe dá, são as mesmos para quem ora em João 17:20: Não rogo somente por estes, mas também para aqueles que acreditam em mim pela sua palavra.

Esta é a declaração de João 6: 37 confirma que a oração de João 17 torna possível a responder ao chamamento divino, aqui é a declaração enfática "tudo o que o Pai me dá virá a mim", esto em teologia é chamado de graça irresistível.

Não porque Deus é quem força irresistível, mas porque Deus pela graça restaura os poderes que foram afetados por causa da queda.

Romanos 3:11: Não há ninguém que entenda.
Não há ninguém que busque a Deus.
Rom 3:12: Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis;
Não há ninguém que faça o bem, nem nenhum.

Ele restabeleceu o discernimento para entender as coisas espirituais

1Co 2:14: Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois são loucura para ele, e ele não consegue entender, porque elas se discernem espiritualmente.

Ele restabeleceu a vontade de obedecer.

Rom 8:07: Porque o pendor(inclinação) da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode estar.

E restaurou a parte emocional do homem, restaurando a capacidade de amar a Deus.

Ef. 4:19: o quais, depois de terem perdido toda a sensibilidade(sentimento), foram entregues à dissolução, para com avidez cometerem toda espécie de impureza.

Também esta chamada quebra o impedimento satânico, que o príncipe deste mundo exerce em qualquer ser humano, impede de ver a sua necessidade de salvação e ao mesmo tempo, impede-o também perceber que Cristo estabeleceu uma base jurídica que permite perdoar a todos que vêm para Ele.

2 Coríntios 4:3: Mas, se nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem esta enoberto,
2 Coríntios 4:4:, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

O resultado de tudo é que Deus irá cumprir seus propósitos de redenção, ele nunca será frustrado, ele vai usar para atingir estes objectivos, a pregação, e irá utilizar para este fim sua igreja, mas isso será causa e efeito. Como o Senhor Jesus Cristo prometeu tudo o que o Pai dá virão a ele, e não vai jogá-los fora.

E não tendo essa perspectiva, tem como conseqüência final a igreja emergente e templos cheios de pessoas descrentes. "Eles" cairam no erro trágico da regeneração DECICIONAL, ou seja, caiu na heresia de acreditar que o novo nascimento depende de um ato da vontade humana como sendo os pecadores sem vontade de avançar e repetir uma oração e, em seguida, dizer-lhes que não têm eco esta oração dos cristãos, ignorando a verdade fundamental do novo nascimento que é inteiramente um ato de Deus e que são os participantes que segundo o seu propósito são chamados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários devem ser moderados, e sem ser de religiosidade de mais, sendo sempre um verdadeiro cristão nas suas iéias bíblicas. Caso não concorde e não sabe como redigir uma discussão, não entre nela.