segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

'Decisão sábia', diz arcebispo de Vitória sobre renúncia de Bento XVI

Postado em: "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.


11/02/2013 15h07

'Decisão sábia', diz arcebispo de Vitória sobre renúncia de Bento XVI

Para dom Luiz Mancilha Vilela, comunicado foi uma surpresa.
Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro.

 Após o Papa Bento XVI anunciar a renúncia ao seu pontificado, o arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela, afirmou que, apesar da surpresa, a decisão foi “sábia”. O representante da Igreja Católica na capital do Espírito Santo se pronunciou na manhã desta segunda-feira (11), na Arquidiocese, no Centro da cidade.
O Papa Bento XVI anunciou, pessoalmente, que vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. O discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano. Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo. O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia.
Mancilha disse que a decisão realmente surpreende os católicos, mas acrescentou que foi um ato inteligente. Para o arcebispo, a postura de Bento XVI não foi influenciada pelo Papa João Paulo II, que, mesmo doente, continuou a missão. “Cada Papa tem a sua história. Bento XVI sempre foi uma pessoa muito decidida. Acho que foi uma decisão sábia. Ele, diante de Deus, achou que era o momento de entregar o seu cargo e despojou-se por amor à igreja para que seja eleito um novo pontífice”, ressaltou.
O arcebispo lembrou que teve um encontro com Bento XVI há pouco mais de um ano e, neste encontro, jamais imaginou a possibilidade da renúncia. “Foi um encontro muito agradável. Ele estava bem de saúde. Naquele tempo, não parecia que ficaria debilitado ao ponto da sua limitação pesar diante de decisões para a Igreja”, explicou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários devem ser moderados, e sem ser de religiosidade de mais, sendo sempre um verdadeiro cristão nas suas iéias bíblicas. Caso não concorde e não sabe como redigir uma discussão, não entre nela.