domingo, 24 de maio de 2015

“AS ARMADILHAS DO PASSARINHEIRO”. SALMO 91.

Postado em: "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.



“AS ARMADILHAS DO PASSARINHEIRO”. SALMO 91.

TODOS os cristãos verdadeiros enfrentam um predador que possui inteligência sobre-humana e astúcia. O Salmo 91:3 o chama de “O  Passarinheiro”. Esse inimigo poderoso astutamente tenta desencaminhar e apanhar o povo de Deus, assim como um passarinheiro faz com os pássaros.
Só que os pássaros literais por natureza são sábios e cautelosos, e não são fáceis de pegar. Primeiro para apanha-los tem de estudar cuidadosamente seus  hábitos seus costumes e desenvolver métodos astutos para aprisioná-los. Nós como pássaros figurativos, Satanás tem observado nossos hábitos e nossos costumes e tem colocado armadilhas sutis para tentar nos apanhar vivos. A Bíblia diz que: “alguns saíram da armadilha do Diabo” (2 Timóteo 2:26) O salmista identifica satanás como um Leão e o compara também a uma cobra Naja no Salmo 91:13.

O ATAQUE FRONTAL 
O Leão é considerado o Rei dos animais porque ele ataca suas presas pela frente não pelas costas. E por esse motivo que o Diabo também é comprado a um leão que ruge, dizendo:“MANTENDE os vossos sentidos, sede vigilantes, porque o vosso adversário, o Diabo, anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar.” (1 Pedro 5:8) Assim como um leão, Satanás ataca às vezes de forma direta e frontal por meio de perseguição ou decretos. Alguns talvez caiam por causa desses ataques ferozes. Muitas vezes, porém, esses ataques frontais têm efeito contrário e acabam unindo o povo de Deus.

ATAQUES SUTIS.
A cobra é conhecida pela sutileza, ela ataca sutilmente.
Da mesma forma Satanás  usa de inteligência sobre-humana para dar botes traiçoeiros e mortíferos, como os de uma cobra venenosa de um lugar escondido. Muitos cristãos suportaram perseguições ferrenhas por lideres e estadistas, e depois abandonam a palavra por causa da imoralidade, do materialismo e de ideologias que contradiz as verdades da palavra de Deus.

SATANÁS E AS SUAS TÁTICAS
Ser capturado por ele significa nossa ruína espiritual. Portanto, para nossa proteção, precisamos identificar as várias táticas usadas por ele.

1-  O MEDO DO HOMEM: O Diabo gosta de se aproveitar da preocupação dos cristãos com o que os outros pensam sobre eles. “Tremer diante de homens” é um laço que o Diabo usa para desequilibrar alguns servos de Deus. (Provérbios 29:25)
2- O LAÇO DO MATERIALISMO: Ele também usa a isca do materialismo para nos apanhar. O sistema comercial deste mundo muitas vezes promove esquemas de enriquecimento rápido. Justamente em tempos de dificuldade econômica, em que alguns sacrificam sua espiritualidade para manter o seu padrão de vida.
3- O ENTRETENIMENTO PREJUDICIAL: Uma atitude parecida à de Sodoma e Gomorra tomou conta de grande parte da indústria do entretenimento. Até mesmo telejornais e revistas destacam a violência e alimentam o interesse excessivo pelo sexo. Muito do que a mídia apresenta como entretenimento ofusca a capacidade das pessoas de “distinguir tanto o certo como o errado”. (Hebreus 5:14)

COMO NOS PROTEGER?
É MORAR NO "LUGAR SECRETO DO ALTÍSSIMO!"
Não podemos resistir a Satanás e seus anjos perversos na nossa própria força física ou mental. Portanto, para evitarmos ser apanhados pelo “passarinheiro”, precisamos permanecer no lugar simbólico de proteção, isto é, “morar no lugar secreto do Altíssimo”, procurando“pouso sob a própria sombra do Todo-poderoso” do Salmo 91. Para estar no Lugar“Secreto do Altíssimo”, temos de estar “Revestidos da armadura completa de Deus, para que possamos nos manter firmes contra as maquinações do Diabo”, que estar registado em Efésios 6:11-18.

POR QUAIS MOTIVOS?
1- “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, diz 1 João 5:19. Isso explica por que o Diabo pôde tentar Jesus por oferecer-lhe a autoridade e a glória de “todos os reinos da terra habitada”. (Lucas 4:5-7)
2- Satanás é “mentiroso e o pai da mentira”, mas se apresenta como “anjo de luz”, para nos enganar. ( João 8:44; 2 Coríntios 11:14) Ele dispõe do poder e dos métodos necessários para cegar a mente das pessoas  por meio de propaganda falsa, mitos e mentiras religiosas.   Não é de admirar que o apóstolo Paulo tenha escrito: “Temos uma Luta, não contra sangue e carne, mas contra os governos, contra as autoridades, contra os governantes mundiais desta escuridão, contra as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12)

A ARMADURA COMPLETA DE DEUS
Para mantermos nos lugar secreto do Altíssimo temos de nos equiparmo-nos da “Armadura Completa de Deus”.

1- “Mantende-vos firmes, tendo os vossos lombos cingidos com a verdade.” (Efésios 6:14a) Nos tempos bíblicos, os soldados usavam um cinto de couro de uns 15 centímetros de largura. Este cinto ajudava a proteger os lombos. Quando o soldado apertava o cinto, significava que estava pronto para a batalha.
2- “Vestindo a couraça da justiça.” (Efésios 6:14b) A couraça do soldado protegia um órgão físico vital, o coração. Portanto, na nossa armadura espiritual dada por Deus, a justiça divina nos protege o coração. Em sentido espiritual, o coração é símbolo apropriado do que nós somos no íntimo, nossos sentimentos, pensamentos e desejos.
3- “Tendo os vossos pés calçados do equipamento das boas novas de paz.” (Efésios 6:15) Em geral, os pés dos soldados romanos eram bem calçados para enfrentar as longas marchas pelas centenas de quilômetros de estradas romanas que se entrecruzavam pelo império.  Significa que estamos preparados para ação, prontos para divulgar a palavra de Deus em qualquer ocasião oportuna. (Romanos 10:13-15)
4- “Tomai o grande escudo da fé.” (Efésios 6:16) O soldado da antiguidade protegia-se com um grande escudo contra lanças e flechas. Se deixasse de usar um escudo, poderia ser gravemente ferido ou mesmo morto. Os recursos que Satanás usa para enfraquecer nossa fé e matar-nos espiritualmente. Incluem perseguição, mentiras, enganosas filosofias mundanas, atrações materialistas e a tentação de cometer imoralidade.
5- “Aceitai o capacete de salvação.” (Efésios 6:17a) O capacete do soldado protege-lhe a cabeça e assim o cérebro. A esperança de salvação do cristão é assemelhada a um capacete, porque protege a mente.
6- “A espada do espírito, isto é, a palavra de Deus.” (Efésios 6:17b) A Palavra de Deus, a Bíblia, age como uma poderosa espada para atacar mentiras e conceitos espirituais errôneos e para ajudar os sinceros a encontrar a liberdade espiritual. (João 8:31, 32)
7- “Com toda forma de oração e súplica, em todas as ocasiões, fazeis orações em espírito”. (Efésios 6:18)  A oração pode fortalecer-nos espiritualmente e ajudar-nos a permanecer alertas. Portanto, acatemos as palavras de Paulo e não deixemos de orar, pois isso nos ajudará a resistir a Satanás e seus demônios.

CONCLUINDO:
É possível vencermos a nossa guerra espiritual. Não há motivo para tremer de medo, pois o discípulo Tiago escreveu: ‘Sujeitai-vos a Deus, mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.’ (Tiago 4:7) As Escrituras deixam claro que os servos de Deus não devem procurar agouros nem se envolver na astrologia, na adivinhação e no espiritismo. Se formos espiritualmente ativos e fortes, não precisamos ter medo do ataque do passarinheiro, e nem ter medo que alguém lance um feitiço contra nós. (Números 23:23; Deuteronômio 18:10-12; Isaías 47:12-15; Atos 19:18-20)



2 comentários:

  1. Passei para desejar que este novo ano lhe traga grandes vitórias, muita saúde e também muita Paz.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e igualmente a vc e sua família, graça e paz!

      Excluir

Os comentários devem ser moderados, e sem ser de religiosidade de mais, sendo sempre um verdadeiro cristão nas suas iéias bíblicas. Caso não concorde e não sabe como redigir uma discussão, não entre nela.