sábado, 17 de outubro de 2009

A Parábola do Semeador e da semente

Postado pelo "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.


Introdução:Mt 13:3-23


Como essa parábola aparece tam­bém com pequenas variações em Marcos (4:3-9,14-29) e em Lucas (8:4-15), é necessário, como já dissemos, comparar e contrastar as referências paralelas à cada narrativa. Des­se modo teremos um quadro comple­to do que o Senhor disse sobre o reino do céu, que não implica o esta­do glorificado da vida futura, mas "a existência atual de uma comunida­de espiritual, da qual Cristo é a Cabeça, composta por todos cujos corações e vida estão sujeitos a ele como Soberano". O Sermão do Mon­te trata desse mesmo tema, e as parábolas que estão diante de nós devem ser reputadas como um apên­dice que ilustra aquele sermão inigualável. No Sermão, Jesus falou abstrata e impessoalmente. Nas parábolas, ele ilustrou com figuras fa­miliares, e fez referência especial aos seus diferentes efeitos produzidos nos homens de disposições diferen­tes. No Sermão, Cristo foi principal­mente retrospectivo; em suas pará­bolas, ele foi quase inteiramente prospectivo, ao revelar o modo de progresso do seu reino e a natureza da sua consumação. E por isso que o sermão e as parábolas devem ser estudados conjuntamente.
Ao abordarmos um estudo parti­cular das parábolas de nosso Senhor, a decisão do dr. C. G. Lang deve ser apreciada, pois ele preparou o seu livro The parables of Jesus [As pa­rábolas de Jesus], que trata de dezesseis dessas narrativas: "Seria mera presunção tentar escrever algo sobre as parábolas, sem o auxílio da erudição e discernimento do arcebis­po Trench; mas acho melhor não con­sultar outro comentário".

Na Parábola do semeador, que Jesus deu como o tipo de todas as outras parábolas que proferiu, e so­bre a qual ele pôs os motivos que o levaram a escolher esse método, para atingir o coração e a consciên­cia de seus ouvintes, é fácil imagi­nar o cenário dessa declaração. Dean Stanley, em Sinai and Palestine [Sinai e Palestina], nos dá uma bela descrição da "Planície de Genesaré", detalhando o cenário dessa primei­ra parábola. Jesus estava em um barco nas águas azuis do lago e, diante dele, na margem de areia amarela e brilhante, uma multidão de ávidos ouvintes. Ao levantar os olhos, ele viu um semeador na escarpa de uma montanha atrás da praia, que espalhava suas sementes. Os pássaros voavam ao seu redor e o seguiam. Instintivamente, com expresso e vivido realismo, ele pen­sou em sua presente situação. Ah estava ele a semear a semente da Pa­lavra, e seus discípulos deveriam segui-lo, na pregação e ensino do evangelho; e assim nasceu a Pará­bola do semeador.

Os três elementos que constitu­em essa parábola são: o semeador, a semente e o solo. Hillyer H. Straton fala da "regra três" nos contos popu­lares: "Na história infantil há três tigelas de mingau, três cadeiras e três ursos. O mesmo acontece nas parábolas. Três tipos de reação, na Parábola dos talentos; três viajan­tes, no caminho para Jerico; três ti­pos de solo e três proporções de cres­cimento". O dr. Straton também mostra que "a regra dois" opera em algumas parábolas: os dois filhos, os dois devedores, o fariseu e o cobra­dor de impostos, etc.



Parábola do semeador. Goebel é contra esse título para essa parábo­la, e prefere chamá-la Os Diversos Solos. "A ideia não é a de certo se­meador em particular, que fez assim e assim, diferente de outros, e que agia assim e assim [...] Consequentemente, a pessoa do semeador é irrelevante. A narrativa fala simples­mente do destino da semente plan­tada, dos diferentes tipos de solo onde caiu e dos efeitos corresponden­tes que produziu [...] a parábola deve ser nomeada com base na semeadura, que é o sujeito, e não sobre uma suposta pessoa em particular". Mas certamente o semeador não é incidental à parábola, pois sem ele não haveria semeadura, nem fruto. A quem, então, Jesus ilustrava quando disse: "O semeador saiu a semear"? O Semeador é uma denotação genérica; e não um indivíduo específico, mas uma classe ou com­panhia. A linguagem subentende qualquer semeador. Não podemos desconsiderar, contudo, que o nosso Senhor direciona a atenção ao Seme­ador com as palavras: "Escutai vós, pois, a parábola do semeador" (Mt 13:18). Certamente ele sabia como escolher os títulos mais apropriados, não apenas para essa, mas para to­das as suas inigualáveis parábolas.

Jesus usou uma dupla exclama­ção para a introdução do semeador: "ouvi" e "escutai" (Mc 4:3). "Escutai" designava-se a captar a atenção e era um chamado a ponderar cuidadosa­mente sobre o que viria a seguir. "Ouvi" significava que o Senhor transmitiria algo de valor incomum. Os discípulos e aqueles a quem Je­sus proferia essa parábola foram convidados a olhar e aprender. Ver­dades profundamente sugestivas e instrutivas seriam reveladas. Antes de tentarmos identificar o semeador, faz-se necessária uma palavra sobre o seu anonimato. A parábola revela quase nada a seu respeito, além do simples fato de que ele realmente plantou a semente. Como já menci­onamos, a ênfase na parábola é so­bre a semente e os vários tipos de solo, os obstáculos e as condições para a frutificação. A personalidade do semeador e o método empregado são de somenos importância. O Se­meador é adaptável, e possibilita di­ferentes interpretações.

Deus compara-se a um semeador: "Semearei a casa de Israel e a casa de Judá com a semente de homens e com a semente de animais" (Jr 31:27). Que persistente e abundan­te ele é! Tanto no reino natural como no espiritual, Deus opera majesto­samente só; e como semeador, é in-fatigável em sua tarefa. Ele sabe muito bem que, apesar de muitas sementes caírem à beira do caminho, ao final, haverá uma grande colhei­ta, quando "os reinos do mundo vie­rem a ser de nosso Senhor, e do seu Cristo".

Cristo é também um semeador. O Mestre compara-se e proclama-se O Semeador. Ele não veio "do depósito da infinita beneficência, sabedoria e vida, para semear nessa terra se­mentes vivas da verdade, santidade e gozo — sementes da lei que produ­zirão convicção, e sementes do evan­gelho que produzirão gratidão com­preensiva, gozo e amor?" Ele não surgiu como o grande Mestre, o Apóstolo divino do evangelho? Na parábola seguinte, Jesus fala de si mesmo como "o Filho do homem [...] que semeia a boa semente". Outros antes dele agiram como semeadores, ao semearem junto a todas as águas; mas Jesus sabia mais do que todos, como incrustar parábolas como pé­rolas na linha de seus discursos; e as verdades salvadoras que ele espalhou têm enriquecido o mundo. Em O Semeador, Jesus apresenta um verdadeiro emblema e imagem de si mesmo (Mt 13:37). Esse título é muito apropriado a ele. Butterick diz numa nota de rodapé: "Se a parábola é autobiográfica, a referên­cia imediata pode ser a Jesus". Wellhausen vai mais longe ao dizer que, nessa parábola, "Jesus não está ensinando, mas refletindo em alta voz sobre os resultados dos seus ensinamentos".

Pr Jonas Neto
email:contato@prjonasneto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários devem ser moderados, e sem ser de religiosidade de mais, sendo sempre um verdadeiro cristão nas suas iéias bíblicas. Caso não concorde e não sabe como redigir uma discussão, não entre nela.