terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ajudando a carga do outro

Postado pelo "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.

Pr. Olavo FeijóLevai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gálatas 6:2)

No final da sua Carta aos Gálatas, Paulo dá muitas exortações. Em uma delas, ele diz: “Levai a carga uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2).

Ser cristão, diz Jesus, não é uma brincadeira, porque significa carregar a própria cruz, cada dia. A experiência nos ensina que levar a própria carga já é, em si, uma tarefa difícil. Por isso, quando o Apóstolo nos encoraja a “levar a carga uns dos outros”, a gente se pergunta se isto não é exagero. Principalmente porque, hoje em dia, o que muitos procuram nas igrejas é simplesmente aliviar os próprios problemas. Isso de aliviar os problemas dos outros não é coisa muito popular.

A palavra de Paulo, porém, é clara e decisiva: ajudar os outros é cumprir “a lei de Cristo”. A exortação de Paulo está dentro do contexto bíblico. Ela concorda com a palavra de Jesus: “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos”. Aquele que leva as cargas dos outros põe em prática a declaração de Paulo, de que “ninguém vive para si…”. Levar a carga própria, e a dos outros, está de acordo com o “amar ao próximo como a si mesmo” – além do “amar a Deus”, amar ao próximo é o “segundo maior mandamento”.

Pr. Olavo Feijó