segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ilustrações - tema: Caráter

Postado em: "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.



Caráter
Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é.
"A reputação é como fogo: uma vez aceso, conserva-se bem, mas se apaga, é difícil acendê-lo."
Padrão - padre muito alto.
A filosofia dos escribas e fariseus nos dias de Jesus era: “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Ao que Jesus... (veja Lc11.46).
As palavras do pastor só chegam até onde as projeta a força propulsora duma vida piedosa. É o peso do machado que o faz penetrar mais fundo na árvore que se quer derrubar.
Após pesquisar diferentes culturas e ideologias através dos séculos, John T. Nooman, um juiz americano, concluiu que o único ser incorruptível é Deus.
Revendo algumas anotações do meu período de Seminário, no rodapé do caderno estava escrito esta nota: “Os costumes do homem lhe forma o caráter”.
Anos atrás as autoridades comunistas da China encarregaram um de seus escritores de escrever uma biografia de Hudson Taylor. O objetivo era denegrir a figura do grande missionário batista, desacreditando-o perante os chineses nos quais perdurava a lembrança das abnegadas atividades daquele homem de Deus. À proporção que o escritor ia escrevendo seu livro, impressionava-se cada vez mais com o caráter e a vida realmente piedosa de Hudson Taylor. Finalmente, não resistindo mais, o escritor abandonou sua tarefa, renunciou a seu ateísmo e se tornou um cristão.
Houve uma época em que um indígena, um cacique de nome Juruna (falecido em 2002), foi eleito deputado. Antes mesmo de ser eleito,Juruna andava dizendo que “palavra de branco não merece confiança”. E caminhava pelo território nacional ouvindo pessoas importantes e registrando as declarações das autoridades em fitas cassetes de um gravador, para depois, não ser desmentido. Quantos de nós lamentamos não ter gravado as palavras ouvidas? Quantas declarações nos são feitas e mais tarde, negadas? A inconstância da palavra de alguns obrigava Juruna a se utilizar dum gravador...
Sentando-se para ser retratado por um pintor de quadros, um homem foi logo dizendo, antes de quaisquer elogios ao pintor: "Pinte-me tal como sou. Não omita nenhuma cicatriz nem nenhum defeito". A narrativa bíblica dos incidentes da vida de Abraão (por exemplo) lembra-nos que a Bíblia não retoca os retratos de seus heróis. Ela conta as virtudes e também expõe os defeitos deles.
A história é uma galeria de quadros em que há poucos originais e muitas cópias” – Alexis de Toqueville
Embora Paulo ficasse tomado pela cegueira, esperou por Ananias com seus olhos interiores bem abertos. Para ele, ver Ananias, foi como ver o Senhor; ouvi-lo, foi como ouvir o Senhor.
Certo funcionário de uma empresa, crente, foi chamado um dia ao gabinete do dono da empresa. Sem meias palavras, o dono foi direto ao assunto: -"Estamos reestruturando a empresa e precisamos de uma pessoa exatamente do seu tipo para ocupar a posição de gerente do setor. Analisamos a sua ficha e vimos que só há um problema com você: é a sua religião. O cargo é incompatível com a sua fé. De modo que você terá que fazer uma opção entre a promoção no emprego e sua igreja. Mas você não precisa responder agora. Vá para casa, hoje é sexta-feira, pense, e na segunda nos diga o que foi que decidiu". Nosso irmão foi para casa envolto no manto da dúvida. De um lado, almejava o cargo - afinal, era a grande chance de sua vida. Quanta gente - pensou - não gostaria de estar em seu lugar! Por outro lado, e sua fé? e a igreja? e Deus? Os pensamentos se desencontravam em sua cabeça. Seu coração virou campo de batalha entre o certo e o errado, entre o real e o ideal. Noites sem dormir, não podia se concentrar num só pensamento. O pior fim de semana de sua vida, o pior sábado, o pior domingo... Na segunda-feira, lá estava ele na empresa, já ansioso por encontrar-se com o dono: - "E aí?" - quis saber o dono - "Qual é a sua decisão?" - "Acho que vou aceitar a proposta que me fez". O patrão nem levantou a cabeça: - "Então pode passar imediatamente no Departamento de Pessoal e pedir suas contas. Você está despedido!" - "Mas... patrão, foi o senhor mesmo que me fez a proposta!" - "Sim, e você foi provado e não passou no teste. Se foi capaz de tão rapidamente trair o seu Deus, quem me assegura que mais rapidamente ainda não trairá a sua empresa?" (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).
A vizinha reclama com a mãe do Juquinha: "Seu filho passa o dia inteiro me imitando!" E a mãe do Juquinha, virando-se para corrigi-lo, diz: "O que é isso, menino? Pare de bancar o bobo!"
Quando os romanos, às vésperas da queda do Império, assustavam-se com o cerco dos bárbaros, afligiam-se com os infortúnios econômicos, inquietavam-se com os problemas sociais à sua volta e comentavam uns com os outros, em tom apocalíptico, "os tempos são maus,os tempos são maus". Agostinho de Hipona costumava chamá-los à responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade melhor, ao declarar: "Sede bons, e os tempos serão bons".
Warren W. Wiersbe, no seu livro "A Crise da Integridade", diz: "Para entender a integridade, precisamos primeiro entender que há duas forças operando no mundo: 1) Deus está unindo as coisas, e 2) o pecado as está separando. Deus deseja a unidade; Satanás quer a divisão". (O Jornal Batista, pg 2 - 22 a 28/10/2001).
Uma irmã em Cristo e médica dermatologista, disse que até aos 15 anos a pessoa tem a cara que Deus deu. Dos 15 aos 25 anos, a que deseja ter. Dos 25 em diante, a que cuidou. Somos responsáveis pela cara que temos.
"Reputação se ganha (ou se perde) em um momento. Caráter se constrói através de uma vida". (João Falcão Sobrinho, em O Jornal Batista, pg 5 - 11 a 18/11/2001).
Na busca de caráter, as igrejas estão adotando critérios nem sempre sábios. Em algumas, a pessoa tem de freqüentar a igreja durante 1ano, depois passar por uma entrevista e ser recusada como membro da igreja.
Algumas pessoas querem ser o que não são, por medo de ser o que são.
"Caráter é o que somos no escuro." - Fonte: www.pensenisso.com
O verdadeiro caráter é formado em segredo e exposto abertamente.
Conta a lenda, que certa vez uma mulher pobre com uma criança no colo, ao passar diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que lá de dentro dizia: "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não esqueça o principal. Lembre-se porém de uma coisa:depois que você sair, a porta se fechará para sempre! Portanto, aproveite a oportunidade, mas não esqueça o principal..." A mulher entrou na caverna, e lá encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar ansiosamente tudo o que podia em seu avental.A voz misteriosa então, falou novamente: "Você só tem oito minutos." Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se então, que a criança ficara lá dentro e que a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco, e o desespero durou para toda a vida. O mesmo acontece às vezes conosco. Temos muitos anos para vivermos neste mundo e uma voz sempre nos adverte: "Não esqueça o principal!" E o principal são os valores espirituais, a oração,a vigilância, a família, os amigos, a vida! Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto,que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial: "Os tesouros da alma..." - Fonte: sermao@grupos.com.br
Alguns anos atrás, um pregador mudou-se para Houston, Texas. Poucos dias depois que chegou, teve que ir de ônibus de sua casa até o centro da cidade. Quando se sentou, descobriu ter recebido 25 centavos a mais no troco pelo que pagara pela passagem. Considerando o que deveria fazer, ele pensou, - É melhor devolver os 25 centavos. Seria errado mantê-lo. Então ele pensou, - Oh, esquece. Apenas 25 centavos. Quem se preocuparia por quantia tão pequena? Além do mais, a empresa de ônibus já tem bastante; nunca sentirão falta.Aceite-o como um presente e fique quieto. Quando chegou ao ponto onde desceria do ônibus, parou momentaneamente na porta, então entregou a moeda ao motorista e disse, - Tome, você me deu troco a mais. O motorista, com um sorriso, respondeu, - Você não é o novo pregador? Eu tenho pensado sobre ir lhe ouvir. Eu queria apenas ver o que você faria se eu lhe desse troco a mais. Quando nosso amigo saiu do ônibus, ele agarrou literalmente o poste mais próximo, e disse, - Oh Deus, me perdoe! Eu quase vendi seu filho por vinte e cinco centavos.
Seja exigente com a disciplina pessoal. Se disserem que você é um crente quadrado, corrija dizendo: "Não! Sou um crente enquadrado" - isto é, estou dentro das normas, dentro do padrão.
Em um desses emocionantes debates políticos o mediador pergunta a um candidato: - Candidato, como o senhor começou a sua carreira política? - Ah, foi logo na infância! - disse o político, orgulhoso - Quando eu estava no primário! Os outros candidatos caem na risada. - Me desculpe, senhor candidato! - disse o mediador - Mas começar a carreira no primário é demais! O senhor quer se explicar melhor? - Pois é... Um dia meu pai me chamou e disse "Filho, a partir de hoje eu vou te dar mil cruzeiros toda vez que você tirar uma nota maior que sete!" No dia seguinte eu chamei a professora de canto e falei "Escuta, Dona Clotilde... O que a senhora acha de ganhar 500 cruzeiros de vez em quando?"
A foto nunca sai como você quer. Sai sempre como você é.
Da Galieia pode sair coisa boa. Da Igreja, no entanto, é muito raro. - (Caio Fábio) - Fonte: pastores@yahoogroups.com
O velho acaba de morrer. O pastor, dirigindo a cerimônia fúnebre, se rasga em elogios: - "O finado era um ótimo marido, um excelente cristão, um pai exemplar!!" A viúva se vira para um dos filhos e lhe diz ao ouvido: - "Vai até o caixão e veja se é mesmo o seu pai quetá lá dentro...". Hehehe!!!
"Quem perde dinheiro não perde nada; quem perde a saúde, perde muita coisa; mas quem perde o caráter, perde tudo" - Fausto Vasconcelos
Quando outros pensam em você, será que eles pensam em Jesus?
Quando a tribulação cresce, o teu caráter aparece.
Um irmão muito preocupado com seu temperamento, procurou ajuda com o pastor. - "Pastor, o que devo fazer quando estou dirigindo e fico nervoso, com vontade de xingar os outros motoristas?" O pastor coçou a cabeça e respondeu: - "Antes de mais nada, você deve tirar do carro aquele adesivo "Jesus te Ama".
Derek Prince expressa: "A bondade de Deus na vida de um crente, confronta o mundo com a existência de Deus".
“Aquilo que nós somos é um presente da vida para nós; aquilo em que nos tornamos é o nosso presente para a vida.” - Propaganda TV.
"Preocupe-se mais com o seu caráter do que com sua reputação, porque o caráter é o que você é, e a reputação é o que os outros pensam de você." - John Wooden.
Dwight L. Moody disse algo sobre o porque da necessidade de um lugar assim: "De cem homens, um lerá a bíblia; noventa e nove lerão o cristão."
Narra-nos Humberto de Campos, um apólogo árabe, no qual se encontraram, certo dia, numa encruzilhada, o Fogo, a Água e a Reputação. Fizeram logo camaradagem e resolveram viajar juntos. Começada a viagem, contou cada um os seus feitos e as suas peripécias. O Fogo falou do seu serviço aos deuses e aos homens, das devastações que provocara. A Água falou das lágrimas que chorava pelos olhos cegos das fontes. Finalmente, a Reputação aludiu à dependência em que estava da vontade e do capricho dos outros. Deliberaram os três não mais se separarem e combinaram que teriam um meio de serem identificados, se acaso algum deles se extraviasse. Disse o Fogo: "Onde virdes a Fumaça, que é minha filha, aí estou. Não há Fumaça sem Fogo". "Se me afastar de vós", informou a Água, "examinai o solo. Onde notardes a umidade, que é minha filha, cavai nesse lugar, que em encontrareis. Onde há umidade, há Água." Dito isto, olharam ambos para a Reputação e indagaram: "E tu, que sinal nos dás, para te procurarmos?" A interpelada, corou, confusa. "A mim", gemeu, "quando me perderdes, não me procureis mais". E triste, os olhos no chão: "Porque aquele que me perder uma vez, nunca mais me encontrará". Peçamos ao Senhor que Ele nos dê um cuidado constante e extremado sempre que abrirmos a boca para falar de alguém.
Quando um cristão abre mão de sua integridade, ele põe em jogo a integridade do cristianismo. - Ed René Kivitz
Aristóteles afirmava que a música é a mais moral de todas as artes, é a que afeta mais diretamente o caráter. - Joares Mendes de Freitas.
Sua vida é um livro aberto. Mas daqueles que não dá a menor vontade de você folhear.
Davi, "o homem segundo o coração de Deus", mostrou o seu lado mau, ao providenciar a morte de um homem para ficar com sua mulher. Pedro, o grande líder dos apóstolos, foi mais uma vez impulsivo e violento ao cortar, com sua espada, a orelha de um soldado da milícia Romana. Estes e outros homens bons, mas que deixaram evidenciar, em algumas oportunidades, o seu lado mau.
Um provérbio árabe diz: "Se o pai for a cebola e a mãe o alho, como pode o filho cheirar como um doce perfume?"
Numa palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-cola, que aconteceu em conferência numa Universidade Americana, onde ele falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida, ele disse: "Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. - Ana Paula Fernandes da Silva
Há algum tempo atrás, ouvi da esposa de um grande líder de missões, uma expressão que me impactou. Ela comentou: "Meu marido me lembra muito aquilo que Cristo é..." Pensei comigo mesmo. "Não imagino que alguém aqui na terra possa receber um elogio mais significativo do que este..." - Pr. Lisânias Moura
Por volta de 1870, a cidade de Nova Iorque teve uma das corridas à Prefeitura mais ardentes de sua história. O prefeito na ocasião, e responsável pelas eleições era John Tweed - chamado de Manda-chuva Tweed. Ele era candidato à reeleição. A máquina do prefeito Tweed representava o que havia de pior em matéria de política. Toda a administração estava mergulhada em profunda corrupção. Muitas pessoas, enojadas com aquele tipo de administração, resolveram enfrentar o Manda-Chuva Tweed com o propósito de eleger pessoas boas e decentes para o cargo. No início eles pareciam que lograriam êxito, mas as fortes pressões da máquina política de Tweed começaram a minar as forças dessas pessoas e, aos poucos, todos foram desistindo. Quando se realizou a eleição e os votos foram contados, muitas pessoas se decepcionaram ao constatar que Tweed havia sido reeleito. No dia seguinte, o jornal New York Times, em seu editorial, analisou o que aconteceu. Este dizia: "As boas pessoas deixam de ser boas mais rápido do que as pessoas ruins deixam de ser ruins." Freqüentemente nós comprovamos esta afirmação. Não somos tenazes, desistimos com facilidade. Ao menor desgosto abandonamos nossos sonhos e ideais.
D.L. Moody comentou certa vez: "Caráter é o que você é no escuro". - Joel Comiskey, "Multiplicando a Liderança".
Um jovem cristão, estudante, havia falado de Jesus a uma amiga na aula de Biologia. Ela o ouviu educadamente e até concordava com o que lhe era dito, mas nada mais do que isso. Uma noite, meses depois, o estudante cristão estava jantando com alguns amigos num restaurante da vizinhança. Para sua surpresa, a moça era a garçonete que lhes atendeu naquela noite. Conversaram, fizeram o pedido da comida, comeram e então pediram a conta. Tentando lhes ajudar (à custa do chefe dela), a moça veio e lhes disse: "Eu não anotar na conta de vocês tudo o que vocês comeram". Imediatamente Deus falou ao cristão, e ele respondeu à moça: "Aprecio seu gesto, mas somos cristãos e Deus quer que nós paguemos pelo que comemos". A garçonete ficou surpresa e provavelmente pensou que aquele grupo era estranho, mas a mensagem foi clara. Antes de saírem, convidaram-na para a igreja. No domingo seguinte ela apareceu e disse: "Quando você não aceitou minha oferta semana passada no restaurante, de fato percebi que você era cristão". Essa moça tinha ouvido falar de Jesus na faculdade, mas ela teve de ver Jesus agindo no caráter do cristão antes de crer. As atitudes, ao contrário das palavras, fizeram a diferença na vida dela. - Joel Comiskey, "Multiplicando a Liderança".
A partir dos exemplos que se vêem é que o caráter das pessoas vão se formando. Na criança, essa formação ocorre, principalmente, até os sete anos. Dos sete aos onze, alguma coisa mais apenas se acrescenta. Após os 12 anos, é preciso que Deus comece a fazer milagre.
Viajantes contam de uma árvore em países tropicais, cujas partes internas são, às vezes, comidas por formigas enquanto a casca e as folhas se mantêm aparentemente bonitas, e sua debilidade só é percebida quando algum vento forte a derruba. Mas não é a tempestade que a torna fraca, apenas revela o quão fraca era. E sua debilidade é o resultado da atuação de insetos que, por um longo período de tempo, a destroem por dentro. De certa forma, se nós permitirmos que nosso caráter seja minado por uma constante negligência às nossas obrigações, ou pela tolerância e ocultação dos pecados que cometemos diariamente, ou se cedermos às tentações que habitualmente nos assolam, não poderemos esperar nada mais do que a ruína quando as provações nos atingirem.
Uma garotinha escolheu uma virtude para aperfeiçoar, conforme a lição da escola bíblica. A virtude escolhida foi: a perseverança. Mais tarde, a menina descobriu que teria de bordar aquela palavra numa faixa para a classe do próximo domingo. Então, em casa, ele disse: “Vou trocar de virtude, pai”. E o pai perguntou: “Para qual, filha?” E ela disse: “Fé”. 15/12/06
O caráter não pode ser desenvolvido em tranqüilidade. Neil Esklin. 17/12/06
Perguntado sobre como era criar uma obra de arte, Michelângelo respondeu: "Dentro da pedra já existe uma obra de arte. Eu apenas tiro o excesso de mármore!" Dentro de você já existe uma linda obra de arte, a mais bela do universo. Seu grande desafio é retirar o excesso de mármore e completá-la. 12/1/07
“ Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados. — Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: — Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.” (O Monge Mordido). 13/1/07
"Cultivando nosso caráter, estamos cultivando o solo sobre o qual cresce a verdadeira civilização". Saitschick. 16/4/07
"O mundo julgará a validade do evangelho pelo caráter das pessoas que crêem nele e aprovam". (John MacArthur). 18/4/07
Um Lobo, ao se engasgar com um pedaço de osso, prometendo uma grande soma em dinheiro, contratou uma Garça, para que esta colocasse a cabeça dentro da sua goela, e de lá pudesse retirá-lo. Quando a Garça retirou o osso e pediu o pagamento combinado, o Lobo, rosnando feroz, exclamou: Ora, Ora! Você já foi devidamente recompensada. Ao ser permitido que sua cabeça saísse a salvo de dentro da boca de um Lobo, você foi muito bem paga. Autor: Esopo. Moral da História: Ao servir a alguém de má índole, não espere recompensas, e ainda agradeça caso vire as costas e vá embora sem lhe fazer mal algum. 23.1.2008
Não lembro de quem partiu isto, mas vale mencionar: “O homem aprendeu a escrever os defeitos no bronze e as virtudes na água.” 29.1.2008
Certa manhã, às oito e vinte, um relógio da vitrina de um joalheiro parou por meia hora. Os habitantes daquela cidadezinha pouco imaginavam o quan­to confiavam naquele relógio, até que foram por ele iludidos. Os passageiros perderam o trem, porque ao passarem junto ao mostruário do joalheiro, o relógio indicou que ainda faltavam vinte minutos para o trem das 8:40hs. par­tir. As crianças chegaram tarde à escola. Quando viram a hora, acharam que ainda tinham quarenta minutos, e assim puseram-se a brincar. Empregados estenderam a conversa quando viram que faltava bastante tempo para a fábri­ca abrir, e chegaram atrasados. Por ter o relógio parado apenas meia hora naquele dia, houve muita confusão na cidadezinha. Quer conscientemente, quer não, a vida de todo cristão exerce sua in­fluência sobre os que o cercam. Muito mais do que julgamos, nossa vida fala ou em favor de Deus ou contra Ele. "Falareis por Deus injustamente, e usareis de engano em nome dEle?" Esta é a pergunta que Jó nos faz, como fez a seus amigos. Que pensamento solene esse, de que nossa vida pode falar injustamente por Deus, levando al­guém a tropeçar e cair! 7.2.2008
Hutton, escrevendo a respeito de Walter Scott, especialmente sobre a literatura deste, produzida no último período da sua vida, aplica a ele as mes­mas palavras com as quais Cícero descreveu um contemporâneo: "um homem que sabiamente resistiu à adversidade, que não desfaleceu ante a infelicidade, e que no meio das bofetadas do destino manteve a sua dignidade..." Nesta descrição de caráter há algo que nos alegra. E lembra-nos a história de Jó, que com fidelidade serviu ao Senhor, em todas as circunstâncias da vida, nos enchendo de admiração e regozijo. A maior tarefa que um homem pode receber é a de manter a dignidade da alma no meio dos sofrimentos da vida. 12.2.2008
Foi, em certa ocasião, oferecida larga soma de dinheiro a um habitante da Rodésia, a fim de que participasse num negócio suspeito. O homem recu­sou. - Não o posso fazer, senhor - explicou ele ao funcionário que lhe propusera a negociata. Sou parente de Roberto Moffat e não desoraria o seu nome, mesmo que o senhor me oferecesse toda a riqueza da África. ­Graças a Deus pela existência de homens que se recusam a trazer vitupério sobre o nome de sua família ou sobre o nome de seu Deus! Esses homens compreendem qual é o objetivo que todo cristão deve alcançar e porfiar: "a mediada da estatura de Cristo". "O ideal do caráter cristão é a semelhança com Cristo... Seu caráter deve ser o nosso." 12.2.2008
Diz certo escritor: " Caráter é aquilo que dizemos ser - isto é profissão. Caráter não é aquilo que fazemos - isto é conduta. Caráter não é aquilo que somos - isto é o âmago de nosso eu, o homem interior. Caráter é aquilo que somos no escuro".
"O caráter se revela, não por boas obras ocasionais, nem por atos maus, praticados ocasionalmente, mas pela tendência das palavras e dos atos habituais." 12.2.2008
Dizem que a Hans Wagner, popular jogador de beisebol da cidade de Pittsburg, Pensilvânia, nos E.U. A., foram oferecidos mil dólares para que ele consentisse no uso de seu retrato na embalagem de uma certa marca de cigarros. Wagner, porém, recusou positivamente: "Não há dinheiro que compre a integridade de um caráter". 12.2.2008
"Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, quem tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra" (Ez 33.32). Estava um missionário falando a um grupo de hindus. De súbito, uma das senhoras se levantou e retirou-se. Pouco depois voltou, ouvindo com mais atenção que antes. No final do culto, o missionário lhe perguntou o motivo de sua saída. - O senhor sabe - respondeu ela - eu fui perguntar a um de seus servos se o senhor realmente pratica as coisas que prega. Ele me afirmou que sim, e eu voltei mais interessada que antes. E estou ansiosa por ouvir mais de alguém que vive aquilo que ensina aos outros. 18.2.2008
Flávio Josefo, historiador que acompanhou o Gal. Tito no cerco de Jerusalém, escreve a respeito de Jesus: "Por esse tempo viveu Jesus, homem sábio - se for próprio chamá-lo homem; porque foi Ele o autor de ações maravilhosas - mestre altamente categorizado, do qual os homens recebiam a verdade com prazer. Atraiu para si mui-tos judeus, bem como muitos gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos, por instigação dos homens principais de nosso meio, o condenou à cruz, aqueles que desde o princípio o amaram não o abandonaram. Porque Ele lhes apareceu redivivo ao terceiro dia; os profetas divinos haviam predito estas e muitas outras maravilhas a seu respeito. E a seita dos cristãos, assim nomea­da por causa dele, não se extinguiu até o dia de hoje." 19.2.2008
O impacto de Jesus na História é muito superior ao que se poderia de­preender dos breves registros de sua curta vida terrena, e é inexplicável den­tro das circunstâncias em que viveu e morreu. Neste ponto, cito o testemunho de dois ilustres sábios, com a observação de que ambos não são cristãos. O primeiro é William E. H. Lecky, historiador e filósofo inglês. Declarou ele que o simples registro dos três breves anos da vida ativa de Jesus tem feito mais para regenerar e melhorar a humanidade do que todas as investigações dos filósofos e as exortações dos moralistas. Referiu-se a Jesus, dizendo: "Caráter ideal, que, diante de todas as mudanças através dos séculos, tem enchido os corações dos homens com apaixonado amor".
O segundo testemunho é de Ernesto Renan, o erudito francês que levou vários anos preparando-se para o sacerdócio católico-romano mas, dominado por dúvidas, terminou no ceticismo. Em seu livro "Obra de Jesus", Renan faz uma pausa quando relata o momento do Calvário. Dirige-se ao Homem na cruz nestes termos de apaixonado reconhecimento: "Tu estás destinado a tor­nar-te a pedra angular da humanidade, de tal maneira que arrancar teu nome deste mundo seria abalá-lo até os seus fundamentos". Renan conclui o livro com as palavras seguintes: "Qualquer que seja o imprevisto fenômeno do futuro, Jesus jamais será ultrapassado. Seu culto se renovará constantemente, a história de sua vida provocará lágrimas incessantes, seus sofrimentos acalma­rão os corações; cada era proclamará que, entre os homens, ninguém nascido de mulher é maior do que Jesus". J. S. Bonnell. 19.2.2008
Seu rosto é tão brilhante! - disse uma vez um hindu a um cristão. Que remédio o senhor usa para fazê-lo brilhar assim? - Não uso remédio algum - respondeu o cristão, estranhando a pergun­ta. - Como não! - persistiu o outro. Todos vocês, cristãos, usam esse remé­dio no rosto. Tenho-o notado, onde quer que encontre cristãos. O crente pensou um instante e sorriu: - Vou dizer-lhe qual o remédio que faz nosso rosto brilhar assim: ele vem de olharmos para Jesus. 19.2.2008
No Sul da África, o chefe de um grupo nativo não se opunha a que seus subordinados se tornassem cristãos, mas lembrava: "Se vocês se tornarem melhores homens e mulheres, estou plenamente de acordo em que sejam cris­tãos; se não for assim, não permitirei que se digam cristãos". 25.2.2008
É conhecido o trote telefônico em que alguém liga e pergunta: O Sr. Honesto está? Automaticamente vem a resposta. Aqui não há nenhum Honesto. Parece, realmente, brincadeira de trote. Tomando a resposta ao pé da letra, descobrimos que essa é uma verdade muito comum no Brasil. 13.3.2008
Spurgeon nos fala sobre um pastor que "pregava tão bem e vivia tão mal, que, ao subir ele ao púlpito, todos diziam que ele nunca devena sair dali; e, quando ele saía do púlpito todos declaravam que tal pastor nunca mais deveria retomar ao púlpito". 17.3.2008
Os especialistas dizem que a personalidade de uma criança é formada nos cinco pri­meiros anos da sua vida. 31.3.2008
E o escritor francês Victor Hugo, em linguagem poética, exalta a beleza dessa virtude com este pensamento: "A gratidão é a moeda luminosa com que se resgatam os débitos do coração". 5.5.2008
Não são os grandes talentos que Deus abençoa, mas a grande semelhança com Cristo. Robert Murray M'Cheyne. 15.5.2008
O caipira chega ao banco e procura o gerente: - Posso falar com o senhor? - Claro, pois não! Pode sentar! - Se o senhor não se incomoda, eu gostaria de que a gente conversasse ali no fundo. - Oras, mas por que? - É que eu estou precisando de um empréstimo e me disseram que apesar de trambiqueiro, no fundo o senhor é um bom sujeito... 27.7.2008
Durante o último campeonato de tênis a bola de Bobby Jones acabou caindo no campo de terra bem do lado de fora do gramado. Quando ele se preparou para dar a tacada, acidentalmente moveu a bola. Imediatamente, ele se voltou para os juízes e anunciou que tinha cometido uma falta. Os juízes não tinham visto a bola se mexer; nem as pessoas nas arquibancadas. Então, eles deixaram que Jones decidisse se deveria assumir a penalidade. Ele o fez. Mais tarde, quando alguém o elogiuo por sua integridade, Jones respondeu:"Você elogia um ladrão de banco por não roubar um banco? Não. É assim que um jogo de golfe deveria ser jogado sempre". Jones perdeu o jogo naquele dia por uma tacada, mas manteve a sua integridade. Sua firmeza de caráter era tão conhecida que o prêmio pela prática de esportes da Associação de Golfe dos Estados Unidos veio a ser chamado de Prêmio Bob Jones. Portanto, faça a coisa certa, e continue fazendo. Mesmo que isso não o ajude a progredir a curto prazo, isso o protegerá e lhe servirá bem a longo prazo. Ou, como o Salmista diz:"Ele me guia pelas veredas da justiça, para dar glória ao Seu nome"(Salmo23: 3 NLT) 26.8.2008
Um pastor estava em seu gabinete trabalhando. Ele tinha a fama de ser um homem ingênuo - um homem que acreditava em tudo. Sabendo disso, um certo membro da igreja, querendo zombar da sua ingenuidade, entrou apressadamente na sala do pastor e disse: - Pastor, vem rápido!! Aqui na janela!! Olha só?!? O pastor perguntou: - O que foi? - Vem ver! Vem ver!! Tem um boi voando!!!" Disse aquele jovem. O pastor se levantou da sua mesa, foi até a janela, ficou olhando para o céu e dizendo: - Cadê?!? Cadê o boi voando? Enquanto isso, aquele cristão, morrendo de rir, falava: - Ah.....Pastor! ! Como o senhor é ingênuo! Como é que o senhor acredita num negócio desse?!? O senhor acredita em tudo o que ouve!?! Onde já se viu um boi voar? Como o senhor pôde ter acreditado nisso?!? Então o pastor disse: - Meu filho, eu prefiro acreditar que é mais fácil um boi voar do que um cristão mentir!! Eu preferi acreditar em você! E o cristão, envergonhado, abaixou a cabeça. 26.8.2008
Alguns anos atrás, um pregador mudou-se para Houston, Texas/EUA. Poucos dias depois que chegou, teve que ir de ônibus de sua casa até o centro da cidade. Quando se sentou, descobriu ter recebido 25 centavos a mais no troco pelo que pagara pela passagem. Considerando o que deveria fazer, pensou: - É melhor devolver os 25 centavos. Seria errado mantê-lo. Então ele pensou: - Oh!, esquece. Apenas 25 centavos. Quem se preocuparia por quantia tão pequena? Além do mais, a empresa de ônibus já tem bastante; nunca sentirão falta. Aceite-o como um presente e fique quieto. Quando chegou ao ponto onde desceria do ônibus, parou momentaneamente na porta, então entregou a moeda ao motorista e disse: - Tome, você me deu troco a mais. O motorista, com um sorriso, respondeu, - Você não é o novo pregador? Eu tenho pensado sobre ir lhe ouvir. Eu queria apenas ver o que você faria se eu lhe desse troco a mais. Quando nosso amigo saiu do ônibus, agarrou-se literalmente o poste mais próximo, e disse: "Oh! meu Deus, me perdoe! Eu quase vendi seu filho por vinte e cinco centavos!" Pensemos nisto! 20.11.2008
A história do Lápis - O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. "Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta é a mão de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade". "Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor." "Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça". "Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você." "Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
Walmir Gonçalves - 13.1.2009
"O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida." – Goethe 28.1.2009
Na quinta crônica de Nárnia, A Viagem do Peregrino da Alvorada, Edmundo, Lúcia e seu mimado primo Eustáquio foram convocados para ajudar numa aventura no mar do oriente. Ao longo do caminho, Eustáquio é tentado por um tesouro encantado e se transforma em um dragão. O dragão desesperado aceita a ajuda do grande leão, Aslan, rei de Nárnia. Mas Eustáquio somente poderá ser libertado se permitir que as garras de Aslan cortem dolorosamente o corpo do dragão. Grato por seu livramento, Eustáquio decide tornar-se um menino melhor. Receber o dom da salvação, por meio de Cristo, é um evento que acontece apenas uma vez. Porém, o tornar-se semelhante a ele, muitas vezes requer sofrimentos e lutas. Isto envolve deixar velhos hábitos pecaminosos e substituí-los por outros, virtuosos. Paulo escreveu: "Vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos… a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade" (Efésios 4:22-24). O que está perturbando você hoje? Quem sabe Deus está usando a admoestação amável de um amigo, ou uma provação dolorosa, para estimular você a deixar um hábito pecaminoso e substituí-lo por um caráter santificado (Romanos 8:29; 1 Pedro 4:1-2). O processo de tornar-se semelhante a Cristo às vezes é doloroso, mas sempre vale a pena. 28.1.2009
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. "Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade". "Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor." "Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça". "Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você." "Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação". 19.2.2009
Conta-se que certo dia Michelângelo estava envolvido no trabalho de esculpir uma pedra bruta para fazer uma estátua de um grande leão. Semanas após semanas ele se pôs ao trabalho. Quando terminou alguém lhe parou e perguntou-lhe: “como você transformou aquela pedra em um lindo leão?“ E Michelângelo respondeu pacientemente: “foi fácil, eu tirei da pedra tudo o que não parecia com um leão“. É isso o que Deus pretende fazer em nossa vida, tirar de nós tudo o que não se parece com a fôrma dEle. Nosso coração precisa ser “formatado“ com a fôrma de Deus. 28.4.2009
A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idéias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão: - "Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'." A idéia não é incrivelmente boa? É fantástica. Vamos levar a sério... Antes que seja tarde para o Brasil. Se você também gostou, mande essa mensagem para os amigos e faça coro pela campanha: Casa dos Políticos, já! 28-05-2009
Alguns anos atrás, um pregador mudou-se para Houston, Texas/EUA. Poucos dias depois que chegou, teve que ir de ônibus de sua casa até o centro da cidade. Quando se sentou, descobriu ter recebido 25 centavos a mais no troco pelo que pagara pela passagem. Considerando o que deveria fazer, pensou: - É melhor devolver os 25 centavos. Seria errado mantê-lo. Então ele pensou: - Oh!, esquece. Apenas 25 centavos. Quem se preocuparia por quantia tão pequena? Além do mais, a empresa de ônibus já tem bastante; nunca sentirão falta. Aceite-o como um presente e fique quieto. Quando chegou ao ponto onde desceria do ônibus, parou momentaneamente na porta, então entregou a moeda ao motorista e disse: - Tome, você me deu troco a mais. O motorista, com um sorriso, respondeu, - Você não é o novo pregador? Eu tenho pensado sobre ir lhe ouvir. Eu queria apenas ver o que você faria se eu lhe desse troco a mais. Quando nosso amigo saiu do ônibus, agarrou-se literalmente o poste mais próximo, e disse: "Oh! meu Deus, me perdoe! Eu quase vendi seu filho por vinte e cinco centavos!" Pensemos nisto!08-06-2009
"Todo mundo está pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos. Quando é que as pessoas pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"16-06-2009
"O mais importante que aprendi a fazer depois dos quarenta anos é dizer não quando é não". Gabriel Garcia Marquez, escritor, COL, 192829-06-2009
“JESUS” era o nome do navio, o capitão era o inglês John Hawkins, a mercadoria eram negros capturados na África e transportados nas piores condições como escravos para a América. Antes do embarque eram espancados até ficarem completamente desorientados e perderem toda a dignidade humana. Fico a imaginar um grande e belo navio com as letras “JESUS” visíveis a quilômetros de distância. Mais de perto vêem-se algumas pessoas bem vestidas no convés, mas lá no interior, no porão, uma escuridão terrível, muita fome e sede, dores, gemidos, ranger de dentes, todos quase nus amontoados em cubículos e sujeitos a todo tipo de doenças. Um sofrimento que ainda hoje a humanidade tenta consertar, e foi com o nome de Jesus que Hawkins tornou-se um dos pioneiros do tráfico negreiro. Hoje é moda carregar na camiseta ou no pulso o nome de Jesus, é fácil ver artistas e atletas na televisão com ele. O apóstolo Paulo, por sua vez, lembra-nos que isso não representa a santidade que Deus exige de nós. Em nossa leitura, Paulo diz que os cristãos devem viver sensíveis ao que ocorre ao redor, praticar a justiça e buscar a verdade que é Jesus. O cristão deve renovar a cada dia seu modo de pensar e buscar a semelhança com Cristo: deixar a mentira e falar a verdade, nunca furtar, mas trabalhar com o que tem e repartir com os necessitados. Que de nossa boca saiam só palavras que edifiquem o próximo. Onde há estampado o nome de Jesus, também não deve haver amarguras, calúnias nem gritarias e nada que entristeça o Espírito Santo que habita em cada cristão.30.6.2009
A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King Jr.)1.7.2009
John Maxwell, em As 21 indispensáveis qualidades de um líder (Mundo Cristão, 2000, p.18), conta a historinha de uma garotinha que no parque pediu ao pai que lhe comprasse algodão-doce. O volume do algodão-doce era grande. O pai então lhe perguntou: - Querida, tem certeza que pode comer tudo isso? - Não se preocupe, papai - ela respondeu - sou bem maior por dentro do que por fora. Caráter é isso: ser maior por dentro, ter grandeza interior.1.10.2009
O livro O Desafio da Liderança (citado em Liderança e Visão, de Ramon F. Aldage Buck Joseph - Publifolha. 2002, p. 55) descreve uma pessquisa feita com 20 mil pessoas, em quatro continentes, para saber quais as características que as pessoas mais admiram em um líder, Todos tinham liberdade de citar ou escolhe qualquer característica. A pesquisa constatou que quatro qualidades estiveram presente ou se repetiam em mais de 60% dos entrevistados: competência (63%), inspiração (68%) visão de futuro (75%) e honestidade (88%). Em todo o mundo, a característica mais apreciada num líder está ligada ao caráter (honestidade), mais do que competência e carisma (inspiração).5.10.2009
O que os olhos mais gostam de ver, serve para determinar o caráter. 3.11.2009
Deus não estará olhando para as suas medalhas, seus títulos ou diplomas; Ele estará olhando para as suas cicatrizes. Elbert Hubbard 3.11.2009
Esta é a historia de um menino que tinha um mau caráter. Seu pai lhe deu um saco de pregos e disse-lhe que cada vez que ele perdesse a paciência, deveria pregar um prego atrás da porta. No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos atrás da porta. Nas semanas que seguiram, à medida que ele aprendia a controlar seu gênio, pregava cada vez menos pregos atrás da porta. Com o tempo descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos atrás da porta. Chegou o dia em que pode controlar seu caráter durante o dia. Depois de informar seu pai, este lhe sugeriu que retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar seu caráter. Os dias se passaram e o jovem pôde finalmente anunciar a seu pai que não havia mais pregos atrás da porta. Seu pai o pegou pela mão, levou-o até a porta e lhe disse: “Meu filho, vejo que você teve um trabalho duro, mas veja todos estes buracos na porta. Nunca mais será a mesma”.15.10.2009
Um dia um menino interrogou o seu pai, querendo saber porque chamava o seu amigo de príncipe? O pai cautelosamente lhe respondeu _ Quais são as características de um verdadeiro príncipe? Como ele age? O que faz diante das situações e problemas? E até porque o pai chamava aquele cidadão de "príncipe". Bem, ele explicando? Que um príncipe tem que ser um filho de um rei e de uma rainha. E depois, é preciso viver como se fosse um. Ele esclareceu, no diálogo com seu filho, que o amigo era chamado de príncipe por algumas razões: primeiro, ele tinha uma atitude nobre, somente os príncipes sabem agir com nobreza. Quantas pessoas o ofendiam, ele demonstrava sempre calmo, como que aquelas ofensas não estavam lhe atingindo. Segundo, ele demonstrava bondade para com o seu próximo, veja que sempre estava ajudando alguém, de modo que mais se preocupava com outros que ele. Sua satisfação maior se evidencia nos seus atos caridades que vive. Em terceiro lugar, ele sempre não se importava o que outro irá dizer sobre ele. Suas vestes não aparentam luxúrias e prepotência, contudo, o que outros falarão sobre ele, não mudará o seu coração. Ele possui um coração amoroso em relação às pessoas. E por isso, o menino entendeu as reais razões do porquê, chamá-lo de Príncipe. Finalmente, amigos(as) todo aquele que recebe ao Senhor Jesus Cristo em sua vida. Pode-se considerar um filho do Rei. Ele foi considerado, o Rei dos reis, é justo o título que você poderá obter o aceitando. Os seus príncipes estarão em seu Reino. “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:15). Portanto, estarão os seus com Ele. Então, aja e viva como um príncipe, pois temos um Rei. Ele vive! Amém. 3.11.2009
Aos da família de Deus!
Em Cristo,
Nele somente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários devem ser moderados, e sem ser de religiosidade de mais, sendo sempre um verdadeiro cristão nas suas iéias bíblicas. Caso não concorde e não sabe como redigir uma discussão, não entre nela.