Brasil ocupa 6º lugar em taxa de homicídio de crianças e adolescentes
O relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) “Óculos à Plena Luz” (Hidden in Plain Sight – apenas disponível em inglês), divulgado nesta quinta-feira (4), aponta o Brasil em sexto lugar no mundo na taxa de homicídios de criança e adolescentes de zero até 19 anos de idade em 2012.
Baseado em dados de 190 países, o documento mostra que o país registrou 17 homicídios por 100 mil habitantes nessa faixa etária, ficando atrás somente de El Salvador (27 por 100 mil), Guatemala (22), Venezuela (20), Haiti (19) e Lesoto (18). Em todo o mundo, foram mais de 95 mil crianças e adolescentes assassinados.
Já em números absolutos, o Brasil fica em segundo lugar com mais de 11 mil mortes na faixa etária, atrás somente da Nigéria, com quase 13 mil crimes no período analisado.
As razões principais apontadas no documento para o alto número são o aumento da desigualdade, o acesso a armas de fogo, o alto consumo de drogas e o crescimento da população jovem. Com base em dados de 2010, o Unicef afirmou que no Brasil os adolescentes negos sofrem um risco três vezes maior de serem assassinados em relação a jovens brancos.
O relatório apontou, ainda, que o número de vítimas de homicídio do sexo masculino nessa faixa é 12 vezes maior que o de mulheres.
Casos de abusos físicos, sexuais e emocionais contra jovens também são apresentados no levantamento.
Quanto à violência sexual, o texto estimou que cerca de 120 milhões de garotas com menos e 20 anos de idade já foram vítimas de abusos. Ou seja, uma em cada dez jovens do mundo foi exposta a relações ou atos sexuais forçados.
Além disso, uma em cada três jovens que tenham sido casadas na faixa etária entre 15 e 19 anos afirmaram ter sido vítimas de violência física, sexual ou emocional cometida por parceiros ou maridos.
O bullying foi estudado como forma de violência contra os jovens e descobriu-se que um em cada três estudantes com idades entre 13 e 15 anos sofrem com o problema de maneira regular no ambiente escolar em todo o mundo.
No relatório, o Unicef sugeriu seis estratégias que podem ser adotadas pelos países para prevenir e reduzir a violência contra crianças, como o oferecimento de apoio para pais e crianças, mudanças em atitudes e nos sistemas criminais e judiciais e nas leis.
Deixe seu comentário no Verdade Gospel.
Fonte: O Globo
Pastor Dilson passei e como já há muito que não fazia uma visita vim ver. Me chamou à atenção um titulo que usa um ministério de amor, e o abordando nesta mensagem todos estes assuntos isso significa que o afligem, que sente a dor da humanidade, e isso para mim é algum que me tocou. Quando todas estas coisas deixam de nos fazer moça significa que não existe mais amor para com o próximo. Que Deus continue a usar o irmão com poder e graça. Abraço. Peregrino E Servo.
ResponderExcluirOlá Antonio Jesus Batalha, grato por sua visita e comentários sobre nosso artigo tirado de Verdade Gospel. Somos grato a Deus por sua vida, como pela sua amizade. Tratamos de publicar esta mensagem em nosso blog, pelo motivo único de que precisamos nos alertar com relação a nossa nação. Pois a mesma por estes longos anos vem sendo entregue nas mãos dos inimigos de Deus, pelo fato de terem disseminado toda e qualquer matéria e aprovação de leis impuras aos nossos olhos pelo que nos recomenda a palavra de Deus. Por estes motivos estou me motivando e tratando de motivar outros irmãos na fé, para votarmos nesta eleição em um candidato que possa representar os anseios da igreja no Brasil. E creio firmemente que Marina Silva é esta candidata, por sua biografia de fé e renuncia ao PT. "Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2" Esta é minha esperança. Graça e paz!
ResponderExcluir